Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

"Cuidado olho, boca, mão e pé” 

Quando penso na infância, e no cuidado que preciso ter com a minha vida, algumas palavras surgem  na minha memória: 

Cuidado olhinho o que vê
O Salvador no céu está olhando pra você
Cuidado olhinho o que vê 

Cuidado boquinha o que fala
O Salvador no céu está olhando pra você
Cuidado boquinha o que fala 

Cuidado mãozinha no que pega
O Salvador no céu está olhando pra você
Cuidado mãozinha no que pega 

Cuidado pezinho onde pisa
O Salvador no céu está olhando pra você
Cuidado pezinho onde pisa 

Cuidado olho, boca, mão e pé
O Salvador no céu está olhando pra você
Cuidado olho, boca, mão e pé 

Se você, ao invés de ler as letras acima, musicou o que leu, possivelmente já deve ter cantado esta canção algumas vezes na sua infância. Eu a cantei muito, e em muitas ocasiões as palavras O salvador no céu está olhando pra você me assombraram, trazendo temor e apreensão por pensar que Deus via meus erros.

Hoje eu consigo agradecer a Deus por canções como estas, que apontam para o fato de que precisamos cuidar dos nossos olhares, lábios, mãos e pés. Nos tempos que vivemos, as pessoas perderam o temor, e estão brincando com o pecado, contaminando suas vidas com o que assistem, ouvem, fazem e falam. Neste cenário, canções como estas precisam voltar aos nossos cultos domésticos e classes de EBD, nos fazendo lembrar da seriedade da vida cristã e do propósito da vigilância para a  santificação.

Sobre a importância dos olhos, Jesus afirmou que Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são! (Mateus 6.22,23). Portanto, cuidado olhinho com o que vê!

O apóstolo Tiago, ao  escrever sobre a língua, declara que ela é um mal incontrolável, cheio de veneno mortífero. Com a língua bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim! (Tiago 3.7-10). Nossa boca deve ser santa, nossas palavras precisam ser sábias, nossas conversas bem ponderadas – portanto, cuidado boquinha com o que fala!

Nossas mãos representam nossas ações, nossas atitudes e nossas atuações. De modo a agradar a Deus, nossas mãos devem estar limpas, não podem estar envolvidas com atos escusos, ou com atitudes violentas e fraudulentas. Nossas ações devem ser santas, para que possamos orar em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem discussões. (1 Timóteo 2.8). Então, assim sendo, cuidado mãozinha o que pega!

Os pés na Bíblia representam escolhas, retratam os caminhos pelos quais conduzimos nossas vidas. Precisamos escolher caminhos retos, não podemos correr para enganos, e nossos passos precisam se desviar de laços e abismos. Nossos pés precisam trazer Boas novas, e se desviarem de caminhos tortuosos. Necessitam ser retirados de casa do vizinho para que ele não se canse de você e passe a odiá-lo (Provérbios 25.27). Pés precisam estar firmados na Rocha, caminhando com alegria para a cultuar a Deus em sua Casa!

Cuidado olho, boca, mão e pé… o Salvador no céu está olhando pra você!

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Fazendo acordos

Escrito por Elaine Cruz
Fazendo acordos

Não há como conviver sem regras. Temos nossas regras e acordos internos, e conviver com co...

"Cuidado olho, boca, mão e pé”...

Escrito por Elaine Cruz
"Cuidado olho, boca, mão e pé” 

Quando penso na infância, e no cuidado que preciso ter com a minha vida, algumas palavras...

A busca do que é correto 

Escrito por Elaine Cruz
A busca do que é correto 

Muitos de nós fomos criados por pais que, no momento de disciplinar, diziam que nos discip...

Oferecendo a outra face

Escrito por Elaine Cruz
Oferecendo a outra face

No decorrer do ministério de Jesus, bem como ao longo dos séculos, os judeus se questionam...

Cada coração conhece a sua própria...

Escrito por Elaine Cruz
Cada coração conhece a sua própria amargura

Nós temos uma estrutura emocional que contempla as mesmas emoções. Todos vivenciamos trist...

Cabelos femininos

Escrito por Elaine Cruz
Cabelos femininos

Os cabelos emolduram o rosto. São ornamentos preciosos para a beleza feminina, e motivo de...

Falem bem ou mal, mas falem de mim!...

Escrito por Elaine Cruz
Falem bem ou mal, mas falem de mim!?

A Bíblia traz uma série de provérbios interessantes para diversas áreas da nossa vida, com...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2022 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.