Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Somos influenciáveis!

Todo ser humano é influenciável.

Somos influenciados por outros desde o nascimento, que nos marcam com suas vivências e exemplos. E é a partir dos ensinos recebidos que vamos internalizando conceitos científicos, valores socialmente construídos, e valores morais e espirituais.

Os conceitos e valores internalizados, somados às vivências pessoais, formam nosso caráter. Vamos formatando nossos Princípios Organizadores, desenvolvendo, ou não, a auto confiança, a fidelidade, e uma perspectiva positiva sobre os fatos. Nossa afetividade, bem como a expressão dos sentimentos, são desenhadas ao logo dos anos, fundamentando relações afetivas, mais ou menos estáveis e felizes.

Todos os nossos comportamentos são aprendidos. Vamos elaborando ou aprofundando nossas competências e habilidades, bem como a agressividade, o medo, a coragem, os vícios, a competitividade e os hábitos.

Em todos estes processos que envolvem o fato de sermos humanos, somos afiados, moldados e formados por outros. A Bíblia já afirma: “Como o ferro afia o ferro, assim um amigo afia o outro.” (Provérbios‬ ‭27.17).

Assim sendo, não há a tão superestimada neutralidade conceitual. Não há como nascer e, de forma particular e singular, decidirmos sozinhos, sem influências externas, nosso padrão comportamental ou conceitual.

Assim sendo, não há verdade em frases tão usuais, como: “Cada um firma a si mesmo”, “Cada um pensa o que quer”, “Cada pessoa tem suas próprias ideias”, “Eu decido o que eu quero sem interferência alheia”, “Não preciso pensar igual a ninguém” ou “Ninguém exerce domínio sobre mim”.

A Bíblia afirma em 1Coríntios‬ ‭15.33: “Não se deixem enganar pois as más conversações corrompem o bom caráter”.

Sim. Conversas, amizades, influenciadores digitais, pregações, ensinos, coachs, leituras, filmes, músicas, TikTok, reels, postagens em aplicativos, pessoas e grupos seguidos em redes sociais, e qualquer experiência real ou virtual nos afeta.

Somos influenciáveis. Não há neutralidade conceitual ou afetiva. Internalizamos tudo que lemos, ouvimos ou imaginamos. Memorizamos fatos e afetos. Somos o resultado de vivências e escolhas nossas e dos outros.

Portanto, devemos escolher muito bem quem ou o que irá nos influenciar. E não nos esqueçamos de que somos influenciados, mas não podemos perder o direito e poder de decidir: “Ponham à prova tudo que é dito e fiquem com o que é bom. Mantenham-se afastados de toda forma de mal.”(1Tessalonicenses‬ ‭5:21-22‬).

Avaliemos muito bem o que temos visto e ouvido. Afinal, "tudo me é permitido", mas nem tudo convém. Tudo me é permitido", mas eu não deixarei que nada me domine." (1 Co 6.12). Assim sendo, tomemos muito cuidado com a superexposição, para não desenvolvermos uma mente cauterizada pelo pecado.

Não podemos ficar com nossa consciência insensível aos valores bíblicos, rígida por conta de conceitos mundanos, e adormecida pelo pecado.

Lembremo-nos das palavras de Paulo: “O Espírito afirma claramente que nos últimos tempos alguns se desviarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a ensinamentos de demônios, que vêm de indivíduos hipócritas e mentirosos, cuja consciência está morta.” (1Timóteo‬ ‭4:1-2‬).

Todo influenciador objetiva construir valores, desmontar conceitos e formar seguidoras - mas este papel na nossa vida pertence a Deus!

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Se…

Escrito por Elaine Cruz
Se…

Deus trabalha com condicionantes. Ele nos proveu de capacidades cognitivas que nos permite...

Ainda que…

Escrito por Elaine Cruz
Ainda que…

Usamos a expressão Ainda que quando criamos alternativas, especialmente quando nossas expe...

Somos influenciáveis!

Escrito por Elaine Cruz
Somos influenciáveis!

Todo ser humano é influenciável. Somos influenciados por outros desde o nascimento, que no...

Hierarquia na Família

Escrito por Elaine Cruz
Hierarquia na Família

Me preocupa muito a forma como nossa sociedade vem, de forma clara e massacrante, desconst...

Brilho Celeste

Escrito por Elaine Cruz
Brilho Celeste

Muitos pais e educadores cristãos declaram que na adolescência os filhos se desviam da igr...

"Caminhão do vô"

Escrito por Elaine Cruz
"Caminhão do vô"

Sempre agradeço a Deus pelo privilégio de nascer em um lar genuinamente evangélico. Meus p...

Fazendo acordos

Escrito por Elaine Cruz
Fazendo acordos

Não há como conviver sem regras. Temos nossas regras e acordos internos, e conviver com co...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2022 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.