Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

A Viagem

Estamos em uma viagem. Uma viagem que teve uma data de início, que identificamos como a data do nosso nascimento, mas onde não sabemos a data da chegada, pois ninguém sabe exatamente quando ela termina para cada um de nós.

Ao longo do percurso, temos muitas decisões a tomar. Porém, a mais importante decisão, sem sombra de dúvida, será escolher nosso destino final, ou para onde estamos indo e passaremos a eternidade, se para o céu ou o inferno.

Nesta viagem, cheia de surpresas boas e de momentos dolorosos, todos nós estamos adquirindo experiências. Muitas delas são cultivadas em vivências comuns, quando temos o privilégio de partilhar a paisagem com pessoas que amamos, ou que simplesmente dividem conosco algumas experiências na escola, no trabalho ou na igreja. Algumas destas pessoas simplesmente atravessam nosso caminho e seguem seus próprios trajetos, mas algumas poucas nos acompanham por anos, testemunhando nossas chegadas e partidas, nossas conquistas e fracassos. Estas nos ajudam a selecionar nossas bagagens ao longo do caminho, e criam conosco uma rede de lembranças que aquecem nossas memórias, amenizando a friagem dos dias difíceis.

Há ainda as experiências que são acumuladas em situações extremamente particulares e solitárias, onde nossas alegrias e dores não podem ou devem ser partilhadas. E são muitos os momentos em que, mesmo cercados de pessoas que continuam compartilhando a jornada conosco, vivenciamos situações extremamente individuais e íntimas, que só nós e Deus realmente conhecemos.

Na viagem da vida, por mais que planejemos o trajeto, há sempre muitas novidades ao longo do caminho: afetos, amigos, casamento, doenças, desemprego, traições, filhos, aposentadoria, velhice, netos, conversão, dentre tantas outras situações. E estas novidades influenciam completamente nossa paisagem, alterando a rota de muitos dos nossos planejamentos. Afinal, a viagem muda completamente depois da conversão, do casamento ou do nascimento de um filho.

Começamos a viagem como uma folha em branco. No início dela, nossos pais e familiares é que escolhem nosso trajeto, nossos companheiros e quais lugares vamos conhecer e frequentar. Contudo, com a passagem dos anos, as pessoas vão escrevendo cada vez menos nossos roteiros – nós vamos assumindo a direção, escolhendo os caminhos, selecionando os atalhos, definindo os horários e elencando os companheiros de viagem que queremos ter ao nosso lado.

Ao assumirmos o controle do trajeto, muitos são os que dão verdadeiras guinadas de vida, mudando para outros países ou abraçando carreiras profissionais que os fazem viajar muito dentro da própria viagem da vida. Contudo, independente de onde estamos, quando escolhemos bem as companhias e as atitudes a serem tomadas, chegamos a pastos verdejantes e águas tranquilas. Mas se escolhemos mal o caminho a seguir, podemos encarar abismos e vales escuros, sofrendo consequências desastrosas ao longo do percurso.

Nossas viagens duram anos. Atravessam os inocentes períodos da infância, e perpassam os anos da adolescência e juventude. Quando nos encontramos na vida adulta, nos tornamos responsáveis inclusive pelas viagens de outros, como cônjuge e filhos, e nossa viagem assume inúmeros compromissos. Mas seguimos a estrada, ganhando maturidade e experiências que nos fazem chegar à velhice com ânimo, repletos de boas lembranças.

Só não podemos, ao longo da viagem, nos desviar do Caminho, nos esquivando de ouvir com atenção a direção divina para cada um dos nossos passos. A Bíblia já afirma: Se vocês se desviarem do caminho, indo para a direita ou para a esquerda, ouvirão a voz dele atrás de vocês, dizendo: “O caminho certo é este; andem nele.” (Isaías 30.21).

Ouça a voz de Deus. Não se desvie do Caminho. Escolha chegar no Céu e, por Graça divina, haveremos de nos encontrar em nosso destino Final!

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Estamos todos cansados?!

Escrito por Elaine Cruz
Estamos todos cansados?!

Nossa geração está marcada pelo esgotamento. Crianças em idade escolar, envolvidas em dive...

Lidando com frustrações 

Escrito por Elaine Cruz
Lidando com frustrações 

Todo início de ano as pessoas elaboram listas e desejos para o ano vindouro. E, consequent...

Amargo ou doce?

Escrito por Elaine Cruz
Amargo ou doce?

Nada é mais complexo do que a relatividade de princípios e verdades que temos assistido na...

Não se contamine com a violência 

Escrito por Elaine Cruz
Não se contamine com a violência 

A violência está invadindo diferentes espaços. Nós a encontramos nas ruas, nas notícias, n...

Resgatando a segurança interior 

Escrito por Elaine Cruz
Resgatando a segurança interior 

Desde o nascimento nós precisamos ser cercados de cuidados. Necessitamos de ajuda para tod...

A dádiva de ler e escrever

Escrito por Elaine Cruz
A dádiva de ler e escrever

Fui agraciada com o Prêmio Areté 2025 - o mais importante reconhecimento da literatura cri...

Cavando a própria cova

Escrito por Elaine Cruz
Cavando a própria cova

No conflito entre Israel e o grupo Hamas, após 738 dias em cativeiro, 20 reféns israelense...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

Política de Privacidade

©2025 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.