Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

A leveza e Beleza da Conversão

Sou imensamente grata a Deus pelo privilégio de haver nascido em um lar evangélico. São quase sessenta anos sem me desviar, chegando à velhice tendo passado todas as minhas fases na Igreja.

Ao longo destes anos, há muitas coisas que pude observar. Deus honra a fidelidade dos dizimistas e ofertantes. Pais pobres são abençoadas com filhos prósperos. Não falta lar e ajuda para os domésticos da fé. A baixa autoestima é curada pelo afeto sincero recebido no seio dos membros. A comunhão entre irmãos preenche lacunas familiares.

A lista é grande: pessoas convertidas passam a acreditar mais no futuro, pois sabem que suas vidas estão nas mãos do Todo Poderoso, que é fiel para cumprir o que já nos prometeu em sua Palavra. Quanto mais buscamos comunhão com Deus, mais alegres, confiantes, pacíficos, saudáveis, humanos, verdadeiros, afetuosos e vitoriosos nos tornamos.

Mas há outras duas consequências da conversão que são interessantes. A primeira é que pessoas convertidas vão se tornando cada mais leves. Elas chegam à igreja com semblantes pesados, taciturnas, quase antipáticas. Muitas pessoas chegam andando como se estivessem carregando um fardo árduo, com um aspecto sempre desanimado, tendo os olhos perdidos na desesperança que viviam longe da cruz. Outras se irritam facilmente, não têm paciência com os demais, desconfiando de tudo e de todos.

Sabemos que o mundo faz em trevas, e que estas são mesmo muito pesadas. Não há descanso da alma quando estamos ausentes de Deus. O descrente vive sozinho, com medos e apreensões, agarrando-se em bens que podem ser roubados, ou em pessoas que podem ferir e trair.

Contudo, quando encontramos com Cristo, trocamos nosso fardo por Ele, que nos garante: "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve". (Mateus 11:28-30).

Vivendo em Cristo, recebendo o perdão dos pecados e o selo do Espírito Santo, nos tornamos leves como a pluma. E esta leveza nos acompanha nos montes angustiantes da vida, nos vales de sombra da morte, nos leitos de dor, e nas muitas vezes em que somos traídos, machucados ou abandonados por pessoas que amamos. É por esta razão que não pode haver evangélicos com língua pesada, com a cerviz taciturna, com o rosto em fúria ou irritadiços. E, em contrapartida, todos os que se afastam do Evangelho voltam a ser pesados, e parece que envelhecem anos em questão de dias.

Uma outra característica da conversão é que ela nos torna belos. Sim! Crentes genuínos são bonitos, mesmo quando seus traços físicos não são tão finos e simétricos. As pessoas longe de Deus são feias, por mais que se arrumem ou gastem toda sua fortuna em tratamentos de beleza. Até porque, a Bíblia declara que Deus é formoso: Uma coisa pedi ao SENHOR e a buscarei: que possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR e aprender no seu templo. (Salmo 27.4); Dai ao SENHOR a glória devida ao seu nome; adorai o SENHOR na beleza da sua santidade. (Salmos 29.2).

É notório como a beleza de uma pessoa é estampada em seu rosto depois da conversão. A pele fica viçosa, os cabelos brilham, a alegria do Senhor resplandece no sorriso que ilumina a face! Além disso, há o prazer de inaugurar as roupas novas nos cultos, e de investir na elegância, pois sabemos que a Casa de Deus é o lugar mais santo, nobre e valioso que frequentamos!

Quem se afasta de Deus, se torna feio. A pessoa pode fazer tatuagens que consideram bonitas (que, me desculpem, pra mim serão sempre horríveis), ou gastar fortunas em roupas, cabelos e roupas: o pecado desfigura a beleza, anula a delicadeza dos traços finos, e traz o peso das trevas e do vazio que se instaura no íntimo.

Mantenha sua formosura e sua leveza. Mesmo na velhice, com Deus, manteremos olhos que refletem a glória divina, e manteremos a beleza que advém de um espírito manso e tranquilo.

Só em há Jesus garantia de fardo leve e alma renovada!

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Escolha se comprometer

Escrito por Elaine Cruz
Escolha se comprometer

Todos nós carregamos na memória o pesado fardo de lembranças que envolvem situações em que...

Falando sem pensar!?

Escrito por Elaine Cruz
Falando sem pensar!?

É muito comum que a gente ouça pessoas dizendo que fizeram coisas erradas, ou falaram cois...

Chuva e ventos

Escrito por Elaine Cruz
Chuva e ventos

Em nossa igreja cantamos uma versão de um hino americano que diz: Chuva e vento não podem...

Inconsequência

Escrito por Elaine Cruz
Inconsequência

Esta semana, no estado de São Paulo, um adolescente de dezesseis anos pegou a arma do pai,...

Unidade Conjugal

Escrito por Elaine Cruz
Unidade Conjugal

Na minha infância, era comum um casal ter vários filhos. Além disso, era usual que as pess...

Hospitais

Escrito por Elaine Cruz
Hospitais

Estou escrevendo este artigo em um hospital particular no Rio de Janeiro, onde estou como...

Felicidade no Trabalho

Escrito por Elaine Cruz
Felicidade no Trabalho

No primeiro dia do mês de maio, tanto no Brasil como em Portugal, nós comemoramos o dia do...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.