Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Ciclos

Quando olhamos para a natureza criada por Deus, percebemos o quanto ele trabalha com ciclos. Nossos anos são contados a partir das voltas do planeta Terra em torno da lua (translação), e nossos dias se repetem em ciclos constantes de vinte e quatro horas que é o tempo que a Terra leva para dar a volta em torno de si mesma, o que chamamos de rotação.

Há o ciclo da água, conhecido cientificamente como o ciclo hidrológico, estudado pela hidrologia, que é um exemplo interessante: há uma troca contínua de água entre a atmosfera, evaporada e acumulada nas nuvens, que são devolvidas ao solo através das chuvas e vapores, que encontramos nos rios, lagos e mares (chamadas de águas superficiais), mas que também atingem o subsolo da Terra, chamadas de águas subterrâneas. E o mais interessante é que não há criação de água na Terra: a quantidade de água doce e salgada existente hoje existe desde a criação! Ela evapora, desce e volta às nascentes, refazendo o ciclo de forma constante!

E claro, há o ciclo da vida, em que somos gerados, nascemos, crescemos, (re)produzimos, envelhecemos e morremos - e isto também inclui também as plantas e animais.

O lindo texto de Eclesiastes também faz referência a estes ciclos: Sei que tudo o que Deus faz permanecerá para sempre; a isso nada se pode acrescentar, e disso nada se pode tirar. Deus assim faz para que os homens o temam. Aquilo que é, já foi, e o que será, já foi anteriormente; Deus investigará o passado. (Eclesiastes‬ ‭3‬:‭14‬-‭15‬).

A Bíblia, sempre atual e preciosa, nos faz repensar nossa vida e nossas ideias, que muitas vezes achamos tão inovadoras! As nossas dores não são novas, pois já foram sentidas por outros. Nossas emoções são comuns a pessoas que viveram séculos atrás, e os que ainda vão nascer também passarão por alegrias e tristezas, decepções e sucessos. Tudo passa, e tudo se repete.

Nosso tempo é cíclico. Vivemos a infância olhando para o futuro, e muitos vivenciam a velhice lembrando do passado. A infância, e a adolescência passam, e logo chegam os anos da aposentadoria. As crianças crescem, acompanhamos a passagem das fases do desenvolvimento nos filhos, e aguardamos o recomeçar dos ciclos com os netos e bisnetos!

Na vida humana, tudo muda muito rápido, e eventualmente somos surpreendidos com um ciclo de crises, como doenças, desemprego ou rompimento afetivo com quem amamos.

É por esta razão que precisamos aprender a agradecer pelo que vivemos hoje, sejam alegrias ou dores. Não seguramos o tempo, mas podemos vivenciar os diversos ciclos da vida e da natureza.

Assim sendo, precisamos ser gratos pelos filhos e netos, aproveitando todas as fases pelos anos testemunhando a vida do conjugue que decidimos amar diariamente, pelas viagens em família, e pelos anos que perpassam nossa existência, tornando nossos cabelos grisalhos.

Nossas rugas e idades avançadas são testemunhas de muitos ciclos vivenciados. Já encaramos muitos verões e invernos, já celebramos vários Natais e Réveillon. Já repetimos erros, mas também aprendemos a aceitar o que não podemos mudar – enquanto permanecemos confiando em Deus, que tudo pode transformar, curar e mudar!

Com Deus não vivemos presos em ciclos que se repetem sem um objetivo maior. Com Deus nós sabemos que tudo acontece no tempo certo, que ele transforma maldição em benção, e que ele sempre terá novidade de vida para todos nós. 

Que venham os ciclos da vida, e que aprendamos a amadurecer ao longo dos mesmos – cientes de que Deus sempre renova nossas forças, nos ensina em meio ao caos, nos usa como instrumentos dele para tratarmos outras vidas, e nos faz mais do que vencedores!

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Sorria para o futuro 

Escrito por Elaine Cruz
Sorria para o futuro 

O mundo caminha para o caos. A Igreja do Senhor nunca foi tão perseguida. Assistimos os pa...

Adolescência estendida

Escrito por Elaine Cruz
Adolescência estendida

A Organização Mundial de Saúde divide a população em três faixas etárias distintas: Jovens...

Hikikomori: pessoas que não saem de...

Escrito por Elaine Cruz
Hikikomori: pessoas que não saem de seus quartos!

Estamos vivendo em um mundo bastante complexo. De um lado assistimos grande parte da socie...

Chupetas para adultos?! 

Escrito por Elaine Cruz
Chupetas para adultos?! 

Estamos vivendo em um mundo complexo. A adolescência está sendo estendida, os jovens estão...

A decisão de suportar os outros

Escrito por Elaine Cruz
A decisão de suportar os outros

Todos nós sabemos a importância de um suporte.No nosso cotidiano doméstico, lidamos com su...

Cante como Davi

Escrito por Elaine Cruz
Cante como Davi

O dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas ao longo...

Sons que embalam a vida

Escrito por Elaine Cruz
Sons que embalam a vida

Vivemos cercados de sons. Alguns nos acalmam, outros nos agitam, e muitos são tão frequent...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2025 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.