Perdão – o segredo para vencer!

O que é perdão? Uma palavra tão pequena, mas com significado tão gigantesco. Segundo o dicionário Houaiss, é a “remissão de pena ou de ofensa ou de dívida; desculpa, indulto (…) Perdoar significa deixar de querer mal a alguém responsável por um ato desagradável, hostil, que o prejudicou ou fez sofrer, renunciando à aplicação de um castigo ou punição; não guardar ressentimento em relação a um agravo.”

No dia a dia, deparamos com situações desafiadoras e uma delas é saber perdoar. Falar sobre perdão é muito fácil, difícil é perdoar. Quando alguém te ofende, seja com uma palavra, um olhar, uma atitude, aquilo fica remoendo dentro do seu coração e é como se uma grande pedra ficasse amarrada ao seu tornozelo. Para onde você vai aquele “peso” te segue. E como se livrar disso? Você pode chorar, desabafar com alguém, orar, mas se não perdoar, esse “peso” nunca vai sair.

Portanto, perdoar é deixar de guardar ressentimentos. É abrir mão de compensar uma mágoa ou um prejuízo. Mas por que não é tão fácil perdoar? São vários os motivos. Um deles é porque queremos que a justiça sempre esteja a nosso favor. Ou às vezes, não perdoamos porque já fizemos isso anteriormente e agora estamos enfrentando tudo novamente. Estamos certos? A Bíblia tem resposta para tudo. Certa vez, Pedro também teve essa dúvida e foi a Jesus: “Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete vezes?” Jesus respondeu para ele e para todos nós: “Não te digo que até sete, mas até setenta vezes sete.” (Mateus 18.21-22) E, aí, será que estamos dispostos a perdoar como o nosso Senhor nos ensinou? Precisamos nos esforçar para isso.

E quando o outro (aquele que ofendeu) não vem até nós? Precisamos ir até ele. Isso que a Palavra nos ensina. “Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você, deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta.” (Mateus 5.23-24) Se é difícil perdoar imagina ir pedir perdão porque algo que foi ofendido. Duas vezes mais difícil.

Então, reconcilie-se. Faça as pazes. Peça perdão. Se preciso for, humilhe-se. Mas não deixa essa raiz de amargura permanecer em seu coração. Perdoe! Esse é o segredo para vencer. O que não é perdão?

* Fechar os olhos aos erros dos outros ou fingir que nada aconteceu.
Deus sempre nos perdoa, mas Ele não finge que nada aconteceu. Um bom exemplo foi o rei Davi, que pecou, teve seu perdão diante de Deus, mas isso não impediu dele sofrer com graves consequências desse pecado. (2 Samuel 12.9-13)

- Ficar lembrando do erro do agressor.
“Olha, eu lembro do que você fez!” Ficar lembrando de algo que já perdoou, não é o verdadeiro perdão. As feridas marcam e ficam, mas se perdoamos não olhamos mais para elas com olhar vingativo e sim, lembrando que já perdoamos aquela pessoa e seguimos em frente. A Bíblia diz: “quero trazer à memória o que me pode dar esperança” (Lamentações 3.21). Sentimentos que magoam para quê lembrar?
Por que perdoar?

- Coloque-se no lugar do outro.
Todos nós somos imperfeitos, temos falhas. Portanto, somos sujeitos a pecar. Assim, se você hoje é o ofendido, tente se colocar no lugar do outro. Aceite o perdão e libere-o. Lembre-se da oração que Jesus nos ensinou. “perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores.” (Mateus 6.12)

- O perdão traz benefícios.
Reconheça que perdoando você tem vários benefícios: se torna mais calma, aumenta sua felicidade, melhora o sono, combate a ansiedade, previne doenças, dentre outros. E para finalizar, abençoe e não amaldiçoe. Ame aqueles que te ofenderam. “porque o amor perdoa muitíssimos pecados” (1 Pedro 4.8b).

Por Luciene Saviolli

Curada de câncer de mama e na axila

Escrito por Mulher Cristã
Curada de câncer de mama e na axila

Sou Vera Lúcia de Souza Pereira, tenho 62 anos, casada com pastor Rodolfo Quaresma Pereira...

Gerando no deserto

Escrito por Mulher Cristã
Gerando no deserto

A paz do Senhor a todos! Meu nome é Carla Katlen Sigmaringa Simões Ferreira, tenho 33 anos...

Curada milagrosamente de Síndrome r...

Escrito por Mulher Cristã
Curada milagrosamente de Síndrome rara 

A paz do Senhor irmãs, sou Taiane Colares Queiroz Gali e tenho 40 anos. Sou casada com Jul...

"Jesus me curou das sequelas d...

Escrito por Mulher Cristã
"Jesus me curou das sequelas do AVC" 

A paz do Senhor a todas. Sou Débora Costa da Conceição Scherrer da Silva, tenho 39 anos e...

Vida liberta pelo Senhor 

Escrito por Mulher Cristã
Vida liberta pelo Senhor 

A paz do Senhor amadas. Sou Alessandra Cordeiro, tenho 38 anos, e sou missionária na Igrej...

"Deus me prometeu e eu gerei u...

Escrito por Mulher Cristã
"Deus me prometeu e eu gerei uma menininha"

A paz. Meu nome é Joana Darc Dias Ribeiro Correa, 50 anos, sou casada com Edésio há 25 ano...

Agora será diferente

Escrito por Mulher Cristã
 Agora será diferente

Já entramos na primeira semana de Janeiro de 2025. E como todo início de ano, traçamos met...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2025 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.