Maria e Marta 

Série: Aprendendo com as Mulheres da Bíblia 

Ana, Sara, Rute, Noemi, Ester, Marta, Maria (mãe de Jesus) e tantas outras são mulheres que tiveram suas histórias narradas na Bíblia e deixaram lições valiosas para nós. Outras como Vasti, Dalila, Jezabel são exemplos de mulheres que falharam com Deus ou se posicionaram totalmente contra a Palavra do Senhor e com isso, são péssimos exemplos a serem seguidos.

Durante os meses de fevereiro e março, vamos conhecer algumas mulheres que tiveram as vidas transformadas por Jesus e deixaram um legado para nós. Vamos começar por Maria e Marta, as irmãs de Lázaro, que moravam em uma aldeia, em Betânia. 

Marta era uma mulher hospedeira, ela sabia que para receber visitas em sua casa, precisava arrumar, preparar a melhor comida, deixar tudo direitinho para que o convidado se sentisse bem. Mas neste dia, sabe aquela visita surpresa? Então, assim aconteceu na casa de Marta, ela viu Jesus passando e o convidou para entrar em sua casa. Ali começou a correria para Marta. Talvez, ela pensou no que poderia oferecer como refeição, o que Jesus gosta, dentre tantas coisas que só quem é mulher entende desse assunto. A Bíblia diz que ela “estava ocupada com muitas coisas”, tudo o que ela queria, era dar o melhor para o seu amigo, Jesus. 

A irmã, Maria, quando percebeu que tinha visita, não correu para arrumar o que estava fora do lugar. Ao contrário, ela parou e se sentou para ouvir os ensinamentos que o Mestre passava. Ela nem percebeu que a irmã dela, Marta estava precisando de ajuda, seja com a comida, com a arrumação da casa e continuou ali, sentada aos pés de Jesus aprendendo tudo. 

Já sabemos que o final dessa história, Marta ficou chateada com a atitude da irmã e pede a Jesus “uma força” para reclamar com a irmã. Neste momento, Jesus responde que Marta estava muito afadigada e que Maria escolheu a melhor parte. 

Pare e pense: quantas vezes estamos agindo como Marta? Estamos na Casa do Senhor, querendo agradar ao Mestre e correndo de um lado a outro, para deixar as coisas nos seus devidos lugares. Isso envolve o ativismo religioso. Muitas de nós cuidamos de tantos afazeres, seja em casa, no trabalho ou na igreja e, ao final do dia, nos sentimos cansadas e ao mesmo tempo, enfadadas.

Muitas vezes pensamos que para agradar a Jesus, precisamos estar envolvidas em todos os ministérios dentro da igreja e ter nossa agenda lotada de compromissos. Pensamos que fazer coisas para Deus estamos o agradando. Cuidado! Nem sempre o Senhor quer isso de nós.

Não queremos dizer que não devemos nos envolver nos ministérios e servir dentro da igreja, mas antes de tudo isso, precisamos estar com Jesus todos os dias. Antes de FAZER, precisamos ESTAR. Muitas vezes não paramos sequer um minuto para conversar com o nosso Pai, nosso Mestre e Criador. Não temos mais vontade de ler a Bíblia ou de orar, ou seja, não conseguimos ter o “a sós” com Deus, pois, estamos fadigadas. 

Voltando ao texto bíblico, qual foi o erro de Marta? Provavelmente, porque ela errou na escolha. Ela não entendeu o que era a prioridade daquele momento.

Esse episódio está sendo comum para você? Quantas vezes corremos tanto que não estabelecemos o momento para parar e ouvir o Senhor. Conforme na casa de Marta e Maria, Jesus está perto de nós, na nossa casa, querendo a nossa atenção. Sinta a Presença DEle perto de você! A Bíblia diz assim: “Mas, para mim, bom é estar perto de Deus.” (Sl 73.28). Qual está sendo a nossa prioridade?

Jesus disse que Maria escolheu a boa parte e esta não lhe seria tirada! Então, pare um pouco e reflita: Você está bem com Deus ou longe Dele porque está muito ocupada? Está se sentindo atarefada demais e não consegue orar ou ler a Palavra? Então, é hora de mudar o seu foco, sentar-se para ouvir a voz daquele que alivia o cansado e traz forças ao que não tem nenhum vigor. (Isaías 40.29) 

Cuidado para não dizer “sim” para tudo e dizer “não” para Deus. Seja como Maria, escolha a melhor parte, mesmo que vivamos em um mundo agitado como de Marta. Afinal, qual de nós nunca agiu como a Marta, não é mesmo? 


Quer se aprofundar mais neste assunto? Super indico o livro “Como ter o Coração de Maria no Mundo de Marta?” da autora Joanna Weaver. Adquira na nossa Loja Virtual ou em uma das Lojas CPAD espalhadas pelo Brasil ou pelo televendas: 0800-021-7373 ou WhatsApp (21) 97024-1679  

Por Luciene Saviolli

“Fui liberta das drogas e tive minh...

Escrito por Mulher Cristã
“Fui liberta das drogas e tive minha vida transformada”

A paz do Senhor, sou Fabiana Lima, 43 anos, sou casada e tenho três filhos. Sou membro da...

Através de sonho, Deus falou comigo...

Escrito por Mulher Cristã
Através de sonho, Deus falou comigo que eu teria um câncer!

A paz do Senhor a todos! Me chamo Georgia Aegerter, tenho 63 anos, sou casada com um alemã...

“Recebi a cura na minha voz quando...

Escrito por Mulher Cristã
 “Recebi a cura na minha voz quando ouvi a voz de Deus”

A paz do Senhor amadas. Sou Suzana Cerqueira, tenho 42 anos, sou casada com Elaim Ferreira...

“Deus me devolveu a vida"

Escrito por Mulher Cristã
“Deus me devolveu a vida"

A paz! Meu nome é Niliane Campos, tenho 44 anos, sou membro da Igreja Batista Atitude da B...

Parecida com Jesus

Escrito por Mulher Cristã
Parecida com Jesus

Já parou para pensar que todos os dias têm pessoas observando você? Seja no seu ambiente d...

Meu amigo Jesus me curou!

Escrito por Mulher Cristã
Meu amigo Jesus me curou!

A paz do Senhor a todos! Sou Ana Paula Conceição Camelo Ferreira, tenho 47 anos e sou casa...

Deus está no controle

Escrito por Mulher Cristã
Deus está no controle

A paz do Senhor! Me chamo Alexsandra Araujo, tenho 22 anos, e congrego na Igreja Assemblei...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.