Ao final de cada ano, é natural pararmos para refletir sobre nossa trajetória: o que realizamos, o que planejamos e aquilo que, por algum motivo, não alcançamos. Frequentemente, listamos planos concretizados e sonhos que ficaram pelo caminho.
Esse exercício de memória nos remete à sabedoria de Salomão: “O que é já foi, e o que há de ser também já foi; Deus fará renovar-se o que se passou” (Ec 3:15). Outra tradução afirma ainda que “Deus pede conta do que passou”. É justamente sobre essa 'prestação de contas' pessoal, seu checklist, que quero refletir com você nesta transição de ciclo, neste final e começo de um novo ano.
O checklist pode ser uma forma de avaliar o que fizemos durante o ano: como nos comportamos diante de episódios desafiadores, quais foram as nossas conquistas, nossos erros e acertos. E, acrescido a esta avaliação, podemos fazer uma previsão das realizações futuras. Vamos começar?
O QUE DEVEMOS INCLUIR NO NOSSO CHECKLIST?
Eu gosto de, no último dia do ano, usar as duas últimas folhas da minha agenda (que já deixo reservadas) para fazer minha avaliação pessoal. A primeira coisa que escrevo é:
• Quais as minhas conquistas durante esse ano? Neste item, elenco objetivos alcançados, novas habilidades desenvolvidas e a construção de novos relacionamentos. Na vida espiritual: quantas orações foram respondidas? Quais as bênçãos na família? Quantos livros eu li? Fui perseverante no meu devocional?
• Que desafios enfrentei durante o ano? Descrevo os maiores desafios enfrentados, que estratégias usei para enfrentá-los e como me sai. Se os superei, escrevo como; se não, questiono o que faltou e como espero vencê-los.
• Que lições eu aprendi durante esse ano? Listo aqui algumas provas enfrentadas e quais lições aprendi diante de tais situações.
Metas não alcançadas:
• Quais foram os planos que você idealizou e não se cumpriram? Descreva seu sentimento: você se sente frustrada? Desesperançada? Ou confiante de que, se for do agrado de Deus, no tempo d'Ele se realizará? Escreva o que você pode fazer de diferente no próximo ano, tanto no relacionamento com seus pares, como no convívio no trabalho, na família e no seu relacionamento com Deus (Cl 3:15-17).
Minha gratidão:
• Descreva minuciosamente seu pleito de gratidão, primeiro a Deus, o doador da vida e das bênçãos, pois tudo vem d'Ele. Agradeça também aos que contribuíram para você chegar até onde está. O apóstolo Paulo era um homem que havia passado por muitos desafios, mas tinha um coração grato (1 Ts 5:16-18). Que maravilha! Paulo ainda diz: “Perseverai na oração, velando nela com ação de graças” (Cl 4:2).
COMO PREPARAR O SEU CHECKLIST?
Reserve um tempo a sós. Busque refletir sem distrações e, se possível, sem interrupções. Eu chamo isso de meu "solilóquio".Seja honesta consigo mesma. Às vezes eu repreendo a mim mesma nesse momento e, confesso, isso faz muito bem à minha alma e ao meu caráter.
Escreva sem temor. Registre suas conquistas, suas fortalezas, seus fracassos e seus medos.
Faça uma releitura. Pense onde você deve melhorar e como aplicará suas experiências de maneira mais sábia no futuro.
Ore. Peça que Deus lhe dê forças, saúde e graça para consertar o que errou, encontrar o que perdeu e agir onde se descuidou. O Senhor ouvirá sua oração, pois: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança” (Tg 1:17).
O QUE FAZER COM SEU CHECKLIST?
• Trace suas metas para o novo ano: desempenho no trabalho (áreas que precisa melhorar, relacionamentos, assiduidade, cumprimento de tarefas, etc.) e na vida espiritual (fazer o devocional diariamente, desenvolver os talentos recebidos de Deus, empenhar-se na leitura bíblica, ajudar os necessitados e visitar os enfermos). Escreva tudo diante de Deus e com sinceridade.
• Faça um plano: Com base nas lições aprendidas e nos planos frustrados, elabore um plano — ainda que seja simples — e lute para cumpri-lo. Seguramente Deus a ajudará (Sl 27:13-14).
• Dê um brado de vitória! Ao concluir, declare: “Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Co 15:57) e “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fp 4:13). Amém!
Que Deus em Cristo abençoe a sua vida!

Judite Alves
*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).