Vivemos num tempo considerado tempo do esgotamento, do medo e do cansaço, como escreveu o filósofo Hans, no seu livro Sociedade do Cansaço. Ele pontua o comportamento das pessoas na pós-modernidade e os resultados nefastos do mundo imediatista, de muita informação, exposição e incertezas.
É neste contexto que Deus chamou a mim e a você para sermos não pessoas acuadas, deprimidas, muito menos pessoas egoístas, nem empoderadas, mas sim é do agrado de Deus que sejamos firmes, constantes e que, seguindo a verdade em amor, cresçamos em todas as coisas naquele que é o cabeça, Cristo. Nele, todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica a si mesmo em amor à medida que cada parte realiza a sua função (Efésios 4.15-16).
Por que devemos ter coragem? Em algum momento da vida necessitaremos de coragem para resolvermos problemas, dizer não, corrigir alguém, e até mesmo tomar decisões difíceis. Uma das bênçãos para alavancar nossa coragem é termos mentores que nos levem e que nos motivem ao sucesso. Um dos significados da palavra coragem é “firmeza de espírito para enfrentar situação emocional ou moralmente difícil”.
Todos vivenciamos momentos que em vez de coragem, enfrentamos medo e desânimo. Não foi diferente com Josué, o homem escolhido por Deus para substituir seu mentor Moisés. O mentor é a pessoa que serve a alguém de guia, de sábio e experiente conselheiro. Que maravilha quando temos alguém experiente que nos orienta e nos aconselha!
Moisés foi o mentor de Josué, Elias de Eliseu e Paulo de Timóteo, entre outros. A Bíblia nos mostra que quem serve a Deus deve ser um bom influenciador para os que estão no seu entorno. E nos momentos decisivos da vida é de crucial importância sermos corajosos. A Bíblia diz: “Se te mostrares frouxo no dia da angústia tua força será pouca.” (Pv 24.10).
Necessitamos de coragem:
* Para vencer, para não nos intimidarmos com ameaças do inimigo. Josafá é um exemplo a ser seguido. Em 2 Crônicas 20 mostra-nos que na hora do medo ele confessou, falou com Deus, o divino mentor, e recebeu as orientações e estratégias para vencer a guerra.
* Para ser forte e corajoso é preciso confiar no Senhor como nossa verdadeira fonte de força. Davi, no momento de incerteza e dificuldade, escreveu: “O Senhor é a minha luz e a minha salvação, de quem terei medo? O Senhor é a força da minha vida, de quem me recearei?” (Salmo 27.1, leia o capítulo todo). No caso de Josué, ele não tinha todas as respostas para os desafios da vida, mas ele foi aconselhado a seguir em frente mesmo assim, agindo com fé. Assim como Josué, raramente temos todas as respostas para nossos desafios pessoais. Mas Deus promete que, quando nos voltarmos para Ele para obter orientação, teremos sucesso. Deus é onipotente e onisciente. Ele tem as respostas e a força de que precisamos para enfrentar qualquer desafio que apareça diante de nós. Ele estava com Josué e estará conosco.
Como está sua coragem hoje? Está acuada como Gideão? Está na caverna como Elias? Está decepcionada como Jonas porque Deus não matou os seus inimigos? Levante a cabeça! Há uma motivação do divino mentor para você! Desfrute: Isaías 41.10-11; 43.1.
* Por fim, Salmo 31:20-24. Eu oro para o que Senhor levante homens e mulheres de coragem para clamar pela sua nação, pela sua família e pela sua igreja com coragem e ousadia. Gideão disse aos seus soldados: “os medrosos e covardes voltem!” De trinta e dois mil, restaram trezentos corajosos, e Deus derrubou as muralhas com os trezentos corajosos!
Deus conta com você, não seja covarde, mas corajoso e forte, pois são eles que farão proezas, edificarão vidas e no futuro resplandecerão no reino celestial.
Seja forte e corajoso! O prêmio está no fim. Você chegará!
Meu abraço no seu coração.
Judite Alves
*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).