Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Enquanto esperamos, o que fazemos?

Esperar é uma característica permanente na vida. Sempre estaremos esperando algumas situações se definirem, ou alguma pessoa decidir, ou conseguir, agir como esperamos. E até que tudo se resolva, ou as circunstâncias sejam favoráveis ou definitivas, a grande pergunta que nos fazemos é: O que faremos?

Enquanto o tão esperado diploma não chega, precisamos estudar para testes e provas, fazer trabalhos escolares ou universitários, sermos admitidos em estágios ou atividades extra classe. Se contarmos os anos de estudo até o diploma, sem contar os anos escolares em creches e pré escolas, temos cerca de vinte anos de dedicação para aqueles que não desistem da jornada estudantil – isto sem somar os anos dedicados a cursos de especialização, pós-graduação, mestrados, doutorados e pós doutorado. A verdade é que se somarmos os anos, muitos tendem a desanimar nos primeiros cinco anos, mas precisamos seguir em frente, dia a dia, ano a ano, conquistando nosso lugar na pirâmide social.

Quando começamos um namoro, enquanto esperamos a idade e o momento certo chegar, vamos aprendendo sobre o outro, suas manias e defeitos, conhecendo sua família e seus projetos de vida. Enquanto esperamos o casamento, vamos amadurecendo, dividindo deveres e tarefas, e aprofundando a amizade, o diálogo e as responsabilidades enquanto planejamos os detalhes da festa nupcial ou da nova casa a ser montada.

Depois da notícia de uma gravidez, enquanto esperamos o filho, vamos fazendo o enxoval, reorganizando os espaços da casa e refazendo as tabelas de horários e deveres de cada cônjuge. E quando os filhos chegam, enquanto esperamos (sem pressa…) eles saírem de casa na vida adulta, vamos amando, cuidando, educando, pagando os gastos mas construindo memórias inesquecíveis e impagáveis.

Enquanto aguardamos a promoção no emprego, nos esforçamos a cada dia para sermos mais competentes e habilidosos. Enquanto esperamos a aposentadoria, vamos aproveitando nossa força física e disposição emocional para acordar cedo, trabalhar com afinco e garantir anos mais tranquilos no futuro.

Enquanto esperamos a velhice, aproveitamos a vasta disposição que ainda temos na juventude e  meia idade: criamos nossos filhos, viajamos pelo mundo, empreendemos na carreira profissional e cuidamos da vida ministerial. Só não podemos parar, e envelhecer emocional e mentalmente enquanto ainda estamos jovens!

Enquanto esperamos um casal de amigos (e há aqueles que sempre se atrasam…), aproveitamos o clima do shopping ou do restaurante para namorar o cônjuge. Enquanto esperamos o dia do casamento dos filhos, amamos e trocamos afetos e lembranças com eles no nosso lar e em viagens de família. E quando nos casamos, enquanto os pais estão vivos, nós os visitamos e continuamos a manter vínculos afetivos iniciados na infância.

Sempre haverá o que fazer enquanto aguardamos. Sempre poderemos nos ocupar e seguir em frente enquanto as pessoas não mudam, enquanto a situação não nos é favorável, ou enquanto a vitória esperada de Deus não chega. Só não podemos parar e cruzar os braços, impedindo que o amanhã nos traga paciência, maturidade e alegrias, inclusive, enquanto esperamos!

Que o próprio Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança pela graça, dê ânimo aos seus corações e os fortaleça para fazerem sempre o bem, tanto em atos como em palavras. (2 Tessalonicenses 2.16,17).

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Despedidas

Escrito por Elaine Cruz
Despedidas

Despedidas podem doer: o momento do último adeus a um familiar que será enterrado, ou o úl...

Estamos todos cansados?!

Escrito por Elaine Cruz
Estamos todos cansados?!

Nossa geração está marcada pelo esgotamento. Crianças em idade escolar, envolvidas em dive...

Lidando com frustrações 

Escrito por Elaine Cruz
Lidando com frustrações 

Todo início de ano as pessoas elaboram listas e desejos para o ano vindouro. E, consequent...

Amargo ou doce?

Escrito por Elaine Cruz
Amargo ou doce?

Nada é mais complexo do que a relatividade de princípios e verdades que temos assistido na...

Não se contamine com a violência 

Escrito por Elaine Cruz
Não se contamine com a violência 

A violência está invadindo diferentes espaços. Nós a encontramos nas ruas, nas notícias, n...

Resgatando a segurança interior 

Escrito por Elaine Cruz
Resgatando a segurança interior 

Desde o nascimento nós precisamos ser cercados de cuidados. Necessitamos de ajuda para tod...

A dádiva de ler e escrever

Escrito por Elaine Cruz
A dádiva de ler e escrever

Fui agraciada com o Prêmio Areté 2025 - o mais importante reconhecimento da literatura cri...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

Política de Privacidade

©2025 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.