Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Falem bem ou mal, mas falem de mim!?

A Bíblia traz uma série de provérbios interessantes para diversas áreas da nossa vida, como: "Assim como a água reflete o rosto, o coração reflete quem somos nós.” (Provérbios 27.19); "O bom nome é melhor do que um perfume finíssimo, e o dia da morte é melhor do que o dia do nascimento. (Eclesiastes 7.1).

"A tristeza é melhor do que o riso, porque o rosto triste melhora o coração." (Eclesiastes 7.3); "A soberba precede a ruína" (Provérbios 16.18); "A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira. (Provérbios 15.1); "Retira o pé da casa do teu próximo, para que se não enfade de ti e te aborreça.” (Provérbios 25.17).

Por outro lado, mesmo não estando escritas na Bíblia, há muitas frases que são repetidas ao longo de gerações, que nos fazem pensar, como: "Deus ajuda quem cedo madruga", "quem canta seus males espanta”, “Quem nunca comeu melado, quando come se lambuza”, ou “Dize-me com quem andas que eu te direi quem és”.

Infelizmente, há algumas outras que todos já ouvimos, mas que deformam a verdade e a retidão de caráter, como: "O importante é levar vantagem em tudo”, “Tudo vale a pena se a alma não é pequena”, “Se acontecer é porque estava escrito nas estrelas”, ou a atual “O universo sempre tem razão”.

Na minha infância era comum eu ouvir as pessoas dizerem umas às outras: "Falem bem ou falem mal, mas falem de mim”. Esta frase, geralmente associada ao produtor Henry B. King, remete a uma opinião do escritor britânico Oscar Wilde, que escreveu sobre o fato de que “a única coisa pior do que falarem de você é não falarem de você”. E ambas, dentre outras, são frases que permeiam e direcionam muitas campanhas publicitárias, que insistem no fato de que uma marca deve ser lembrada, seja por ser boa, ou até mesmo por ser ruim.

É assustador como a ideia de que precisamos ser vistos, lembrados e evidenciados vem crescendo no meio social. Pessoas desempenham atitudes vergonhosas nas redes sociais para angariar mais seguidores. Outras mostram seus corpos, e expõem seus filhos e suas famílias para receberem mais curtidas. E ainda há aquelas que ensinam práticas que levam à anorexia e ao suicídio, por exemplo, com o grande intuito de serem conhecidas, mesmo que seja como mestres para apontar o caminho do mal.

Há pouco tempo, na cidade de Baton Rouge, na Louisiana, um homem matou a facadas uma mulher enquanto fazia uma transmissão ao vivo em suas redes sociais. Há poucos dias, na cidade de Buffalo, no estado de Nova York, também nos Estados Unidos, um rapaz de 18 anos, entrou fortemente armado em um supermercado e matou dez pessoas – ele tinha equipamento tático e estava com uma câmera que transmitia ao vivo o que ele estava fazendo. E isto sem falar da quantidade de pessoas que cometem suicídio pré agendados em frente às câmeras!

É assustador imaginar o comportamento de uma pessoa que planeja homicídios, e até mesmo suicídio, com a intenção de ser visto e obter notoriedade. O indivíduo planeja o mal que vai praticar, tem consciência que de falarão mal dele, mas ainda assim prefere o “falem mal, mas falem de mim”. Adere ao conceito errôneo do ditado em questão, enganando a si mesmo, e colhendo como consequência a morte eterna!

A maldade humana corrompe o caráter, o pecado cega a boa consciência, a busca de fama corrompe a sensatez. Assim sendo, apeguemo-nos com firmeza às verdades bíblicas, ensinando-as às gerações posteriores à nossa, para que não sofram ainda mais com as consequências do triste e pecador mundo em que vivemos!

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Despedidas

Escrito por Elaine Cruz
Despedidas

Despedidas podem doer: o momento do último adeus a um familiar que será enterrado, ou o úl...

Estamos todos cansados?!

Escrito por Elaine Cruz
Estamos todos cansados?!

Nossa geração está marcada pelo esgotamento. Crianças em idade escolar, envolvidas em dive...

Lidando com frustrações 

Escrito por Elaine Cruz
Lidando com frustrações 

Todo início de ano as pessoas elaboram listas e desejos para o ano vindouro. E, consequent...

Amargo ou doce?

Escrito por Elaine Cruz
Amargo ou doce?

Nada é mais complexo do que a relatividade de princípios e verdades que temos assistido na...

Não se contamine com a violência 

Escrito por Elaine Cruz
Não se contamine com a violência 

A violência está invadindo diferentes espaços. Nós a encontramos nas ruas, nas notícias, n...

Resgatando a segurança interior 

Escrito por Elaine Cruz
Resgatando a segurança interior 

Desde o nascimento nós precisamos ser cercados de cuidados. Necessitamos de ajuda para tod...

A dádiva de ler e escrever

Escrito por Elaine Cruz
A dádiva de ler e escrever

Fui agraciada com o Prêmio Areté 2025 - o mais importante reconhecimento da literatura cri...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

Política de Privacidade

©2025 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.