Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Ainda que…

Usamos a expressão Ainda que quando criamos alternativas, especialmente quando nossas expectativas admitem a possibilidade de que nossas esperanças podem ser frustradas, como: “Ainda que não consiga emagrecer no primeiro mês com a dieta, vou permanecer tentando”; “Ainda que o salário não seja o esperado, vou buscando outras fontes de renda para me manter”.

Outras vezes, vislumbramos ganhos em meio às perdas ou frustrações, admitindo que as recompensas compensam os esforços, e usamos esta expressão como: “Ainda que o estágio seja não remunerado, estarei ganhando experiência para a minha vida profissional”; “Ainda que eu não chegue em primeiro lugar, poderei dizer que corri uma meia maratona”.

Encontramos alguns textos bíblicos com a expressão Ainda que, como: Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, nele confiaria. (Salmo 27.3). Mas talvez, o mais conhecido, seja a oração final do profeta Habacuque: Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas, todavia, eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação. (Habacuque 3.17,18).

Todos nós já vivenciamos situações em que nada parece dar certo. A oliveira não floresce, e perdemos o possível lucro esperado com a produção do nosso trabalho. Tempestades e pestes devastam nossas vinhas, e em vez de produzirmos vinho, só nos resta (quando possível) fabricar vinagre, perdendo a alegria e o dulçor dos dias felizes. Outras vezes somos roubados em nossas finanças, ou nossas economias precisam ser gastas com médicos e remédios: ficamos sem bois e vacas, sem fontes de renda ou sem a segurança das nossas economias.

Nestes momentos, precisamos falar como o profeta: Ainda que

Com Deus sempre teremos alternativas. Ele gera novos caminhos, abre novas portas, e sempre tem o melhor para a nossa vida, ainda que… algum plano nosso se frustre, nossos sonhos sejam desfeitos ou nossa luta contra uma doença pareça perdida!

Quando as frustrações surgirem, lembre-se: Deus não trabalha com Ainda que. Deus não cria expectativas, não se frustra com os acontecimentos e não trabalha com incertezas. Deus sabe todas as coisas, e é sempre absoluto em seus atributos, como fidelidade, justiça e amor. Deus não falha, não muda, não varia, não dorme e nem perde prazos. E ainda que nada pareça dar certo, ou acontecendo como pretendíamos, Deus nunca perde o controle da nossa vida.

Afinal, Deus nos ama, e com um amor maior do que qualquer amor humano: Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti. (Isaías 49.15).

Assim sendo, o que nos cabe fazer é nos agarrar no que sabemos sobre Deus, confiando em seus atributos, recordando suas promessas e relembrando o que sabemos sobre a sua Palavra.

Assim, Ainda que… eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação!

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Se…

Escrito por Elaine Cruz
Se…

Deus trabalha com condicionantes. Ele nos proveu de capacidades cognitivas que nos permite...

Ainda que…

Escrito por Elaine Cruz
Ainda que…

Usamos a expressão Ainda que quando criamos alternativas, especialmente quando nossas expe...

Somos influenciáveis!

Escrito por Elaine Cruz
Somos influenciáveis!

Todo ser humano é influenciável. Somos influenciados por outros desde o nascimento, que no...

Hierarquia na Família

Escrito por Elaine Cruz
Hierarquia na Família

Me preocupa muito a forma como nossa sociedade vem, de forma clara e massacrante, desconst...

Brilho Celeste

Escrito por Elaine Cruz
Brilho Celeste

Muitos pais e educadores cristãos declaram que na adolescência os filhos se desviam da igr...

"Caminhão do vô"

Escrito por Elaine Cruz
"Caminhão do vô"

Sempre agradeço a Deus pelo privilégio de nascer em um lar genuinamente evangélico. Meus p...

Fazendo acordos

Escrito por Elaine Cruz
Fazendo acordos

Não há como conviver sem regras. Temos nossas regras e acordos internos, e conviver com co...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2022 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.