Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Ainda que…

Usamos a expressão Ainda que quando criamos alternativas, especialmente quando nossas expectativas admitem a possibilidade de que nossas esperanças podem ser frustradas, como: “Ainda que não consiga emagrecer no primeiro mês com a dieta, vou permanecer tentando”; “Ainda que o salário não seja o esperado, vou buscando outras fontes de renda para me manter”.

Outras vezes, vislumbramos ganhos em meio às perdas ou frustrações, admitindo que as recompensas compensam os esforços, e usamos esta expressão como: “Ainda que o estágio seja não remunerado, estarei ganhando experiência para a minha vida profissional”; “Ainda que eu não chegue em primeiro lugar, poderei dizer que corri uma meia maratona”.

Encontramos alguns textos bíblicos com a expressão Ainda que, como: Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, nele confiaria. (Salmo 27.3). Mas talvez, o mais conhecido, seja a oração final do profeta Habacuque: Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas, todavia, eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação. (Habacuque 3.17,18).

Todos nós já vivenciamos situações em que nada parece dar certo. A oliveira não floresce, e perdemos o possível lucro esperado com a produção do nosso trabalho. Tempestades e pestes devastam nossas vinhas, e em vez de produzirmos vinho, só nos resta (quando possível) fabricar vinagre, perdendo a alegria e o dulçor dos dias felizes. Outras vezes somos roubados em nossas finanças, ou nossas economias precisam ser gastas com médicos e remédios: ficamos sem bois e vacas, sem fontes de renda ou sem a segurança das nossas economias.

Nestes momentos, precisamos falar como o profeta: Ainda que

Com Deus sempre teremos alternativas. Ele gera novos caminhos, abre novas portas, e sempre tem o melhor para a nossa vida, ainda que… algum plano nosso se frustre, nossos sonhos sejam desfeitos ou nossa luta contra uma doença pareça perdida!

Quando as frustrações surgirem, lembre-se: Deus não trabalha com Ainda que. Deus não cria expectativas, não se frustra com os acontecimentos e não trabalha com incertezas. Deus sabe todas as coisas, e é sempre absoluto em seus atributos, como fidelidade, justiça e amor. Deus não falha, não muda, não varia, não dorme e nem perde prazos. E ainda que nada pareça dar certo, ou acontecendo como pretendíamos, Deus nunca perde o controle da nossa vida.

Afinal, Deus nos ama, e com um amor maior do que qualquer amor humano: Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti. (Isaías 49.15).

Assim sendo, o que nos cabe fazer é nos agarrar no que sabemos sobre Deus, confiando em seus atributos, recordando suas promessas e relembrando o que sabemos sobre a sua Palavra.

Assim, Ainda que… eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação!

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Lança o teu pão! 

Escrito por Elaine Cruz
Lança o teu pão! 

Estou escrevendo este artigo diretamente da cidade do Porto, em Portugal. Deste país,...

Uma palavra às solteiras

Escrito por Elaine Cruz
Uma palavra às solteiras

Embora vivamos em um mundo dito avançado, alguns países promovem casamento forçado, ainda...

Em uma próxima vez…

Escrito por Elaine Cruz
Em uma próxima vez…

Minha bisavó materna nasceu na cidade de Barra Mansa, no interior do Rio de Janeiro. A des...

Renove-se!

Escrito por Elaine Cruz
Renove-se!

O Salmo 139, que é um dos meus prediletos, afirma no verso 14: Eu te louvo porque me fizes...

Saudades constantes 

Escrito por Elaine Cruz
Saudades constantes 

É muito comum, quando as pessoas perdem uma pessoa que amam, especialmente quando estas fa...

Ser Mulher

Escrito por Elaine Cruz
Ser Mulher

Minha avó materna teve uma infância difícil, trabalhando muito em casa para apoiar os irmã...

Guardando moedas

Escrito por Elaine Cruz
Guardando moedas

Há um ditado popular bem conhecido desde os primórdios da sociedade, que diz: “vou pagar n...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.