Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Qual é o seu valor?

É comum, em alguns países do Oriente Médio, que o valor de uma mulher seja calculado em quantidade de camelos que possam ser oferecidos a seus pais pelo dote. Por mais que pareça estranho, em uma das viagens que nossa igreja fez para Israel, visitamos a belíssima cidade de Petra, na Jordânia. Uma das jovens da nossa igreja chamou a atenção de moradores locais, e alguns homens fizeram “propostas" de comprá-la de seus pais, por algumas dezenas de camelos.

Soube há poucos dias que há um site que calcula a quantidade de camelos a serem oferecidos por uma mulher, onde as mais novas, com seios fartos e nádegas arredondadas valem mais, e as mais velhas e mais magrinhas valem menos. Assim, colocando algumas características pessoais, as mulheres podem saber quantos camelos elas valem!?

Por muitos anos, inclusive no Brasil, existiu a prática do pagamento do dote: o noivo ou a família do noivo ofereciam um valor à família da noiva por ocasião do Contrato de Casamento. Por mais controverso que parece nos nossos dias, era uma prática dos tempos bíblicos, e que perdura em algumas regiões do planeta em nossos dias.

A Bíblia fala sobre o valor da mulher sábia, em um texto que nós conhecemos, que ressalta as propriedades de uma mulher simplesmente espetacular. Há muitos livros, cânticos e palestras que utilizam os versículos bíblicos que evidenciam as inúmeras características e os muitos adjetivos positivos endereçados a esta mulher. E o texto de Provérbios 31 introduz a mulher sábia com o seguinte versículo: Uma esposa exemplar; feliz quem a encontrar! É muito mais valiosa que os rubis. (Provérbios 31.10).

Todas as vezes que penso neste texto, eu me pergunto: qual o valor que me atribuem? Quanto eu valho? Qual seria a pedra preciosa que custaria o valor a mim atribuído?

É claro que, todos sabemos, não há dinheiro no mundo que possa valer o preço de uma alma. Uma pessoa tem um valor inestimável, mesmo que ela seja de caráter duvidoso e mau. Mas, como o texto afirma, uma esposa ou um marido exemplar, assim como um pai ou uma mãe exemplar, é uma pessoa valiosa, a quem devemos valorizar e amar, pois pessoas exemplares são de fácil convivência e nos fazem felizes!

Um cônjuge exemplar se esforça pelo matrimônio, se dedica a afetar positivamente o outro, se desdobra em carinhos e assume com alegria e disciplina as responsabilidades conjugais. Sobre a esposa de Provérbios, o texto afirma: Seu marido tem plena confiança nela e nunca lhe falta coisa alguma. Ela só lhe faz o bem, e nunca o mal, todos os dias da sua vida. (Provérbios 31.11,12). E, por conta das atitudes louváveis dela, Seu marido é respeitado na porta da cidade, onde toma assento entre as autoridades da sua terra. (Provérbios 31.23).

Quando nos responsabilizamos pela felicidade do par com quem nos casamos, funcionamos como um oásis no deserto da vida – quem não deseja chegar em casa, depois de um dia estressante e difícil, e encontrar abraços confortantes? Ou não se alegra por haver ouvidos atentos às entrelinhas das nossas reclamações e dúvidas? Ou não anseia por uma palavra amiga que oriente ou acalme as tempestades interiores?

Que haja alguém, ou alguéns, muito felizes por poderem conviver com você. Afinal, quando valorizamos os outros, valorizamos a nós mesmos, e nos tornamos muito mais valiosos do que qualquer metal ou pedras preciosas!

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Cavando a própria cova

Escrito por Elaine Cruz
Cavando a própria cova

No conflito entre Israel e o grupo Hamas, após 738 dias em cativeiro, 20 reféns israelense...

Sorria para o futuro 

Escrito por Elaine Cruz
Sorria para o futuro 

O mundo caminha para o caos. A Igreja do Senhor nunca foi tão perseguida. Assistimos os pa...

Adolescência estendida

Escrito por Elaine Cruz
Adolescência estendida

A Organização Mundial de Saúde divide a população em três faixas etárias distintas: Jovens...

Hikikomori: pessoas que não saem de...

Escrito por Elaine Cruz
Hikikomori: pessoas que não saem de seus quartos!

Estamos vivendo em um mundo bastante complexo. De um lado assistimos grande parte da socie...

Chupetas para adultos?! 

Escrito por Elaine Cruz
Chupetas para adultos?! 

Estamos vivendo em um mundo complexo. A adolescência está sendo estendida, os jovens estão...

A decisão de suportar os outros

Escrito por Elaine Cruz
A decisão de suportar os outros

Todos nós sabemos a importância de um suporte.No nosso cotidiano doméstico, lidamos com su...

Cante como Davi

Escrito por Elaine Cruz
Cante como Davi

O dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas ao longo...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2025 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.