Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Mais grato a Ti

A gratidão forja em nós um caráter agradável à Deus. Gratidão é uma das principais virtudes humanas, que deve ser ensinada na infância, e estimulada nas relações familiares e sociais, e modo a formarmos adultos que sabem ser educados e gratos às pessoas e a Deus.

Nossa sociedade tem formado muitas pessoas ingratas e egoístas, e há muitos pais, professores empregadores, pastores e amigos que sofrem com a ingratidão alheia. São muitos os que menosprezam os atos bondosos das pessoas, julgando que os outros não fazem mais do que sua obrigação em nos favorecer ou abençoar. O egocentrismo impede o desenvolvimento da genuína gratidão – para muitos, um simples obrigado já é o bastante!

Muitas pessoas escolhem lembrar com frequência o mal que sofreram, e se esquecem facilmente dos atos bondosos ou misericordiosos dos outros por elas. Tornam-se pessoas frias, desconfiadas e arredias emocionalmente, além de egoístas e solitárias.

Infelizmente, muitos de nós acabamos agindo de forma egoísta até mesmo com Deus. Gastamos muito tempo fazendo pedidos em nossas orações, e simplesmente dizemos obrigado a Deus quando somos abençoados.

Neste sentido, erramos, por não dar a Deus a glória que só ele merece – precisamos ser cada dia mais gratos, como aprendemos com o hino 370 da nossa Harpa:

Ó meu Senhor, dá-me mais gratidão
Por tudo que Tu fizeste por mim
Por Tua graça no meu coração
Que me encheu de ventura sem fim!

De graça deste ao meu coração
A santidade, a paz e a fé
Gozo celeste e consolação
E liberdade de estar aos Teus pés.

Ó meu Senhor, Tu fizeste por mim
O que ninguém poderia fazer
Na cruz pregado verteste, assim
Sangue, no qual sempre posso vencer!

Tudo o que temos recebemos de Deus. O corpo, a vida, a mente sã, as capacidades intelectuais, as habilidades fisico-motoras, a saúde, a paz. Portanto, precisamos reconhecer que nada merecemos, e todos os dias agradecer pelo seu incomparável amor, pelo dom da salvação, pelas inúmeras bençãos recebidas, pelos livramentos diários. Não podemos diminuir a importância da paz que excede todo entendimento, da alegria da salvação, da vida eterna que nos aguarda.

Ao abrir os olhos pela manhã, depois de uma noite em que Deus nos concede o sono, que nossa primeira palavra ou pensamento seja: Obrigado Deus. Que possamos agradecer pela vida, pela saúde, pelas vivências afetivas, pela família, pela provisão e cuidado que Ele tem conosco todos os dias. Afinal, Deus afirma que Quem me oferece sua gratidão como sacrifício, honra-me (Salmos 50.23). E mesmo quando o sono nos faltar, a saúde se esvair, as finanças apertarem, ou a alegria se esquivar no enfrentamento do luto, sejamos gratos. Paulo afirma: Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus. (1 Tessalonicenses 5.18).

Demonstre sua gratidão pela criação correta recebida por seus pais. Seja grato pela vida de irmãos e amigos que partilharam momentos tristes e alegres da sua vida. Mantenha sua gratidão até mesmo pelo que foi perdido, como um relacionamento ou a presença de alguém querido, que hoje já não mais partilha da sua vida, seja porque faleceu ou porque decidiu ir embora – só siga em frente, sabendo que Deus nunca irá abandonar, trair ou ferir você.

A gratidão nos ensina a ser gratos pelo outro, tirando o foco de nós mesmos. Assim sendo, sendo gratos, desenvolvemos mais humildade, mais amor e mais proximidade com Deus. Portanto, que nosso cântico e nossa oração diária seja:

Mais grato a Ti, mais grato a Ti
Mais consagrado, ó faz-me, Senhor!
Bem mais humilde (ou Mais humilhado) e cheio de amor
Faz-me mais grato a Ti, mais grato a Ti!

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Estamos todos cansados?!

Escrito por Elaine Cruz
Estamos todos cansados?!

Nossa geração está marcada pelo esgotamento. Crianças em idade escolar, envolvidas em dive...

Lidando com frustrações 

Escrito por Elaine Cruz
Lidando com frustrações 

Todo início de ano as pessoas elaboram listas e desejos para o ano vindouro. E, consequent...

Amargo ou doce?

Escrito por Elaine Cruz
Amargo ou doce?

Nada é mais complexo do que a relatividade de princípios e verdades que temos assistido na...

Não se contamine com a violência 

Escrito por Elaine Cruz
Não se contamine com a violência 

A violência está invadindo diferentes espaços. Nós a encontramos nas ruas, nas notícias, n...

Resgatando a segurança interior 

Escrito por Elaine Cruz
Resgatando a segurança interior 

Desde o nascimento nós precisamos ser cercados de cuidados. Necessitamos de ajuda para tod...

A dádiva de ler e escrever

Escrito por Elaine Cruz
A dádiva de ler e escrever

Fui agraciada com o Prêmio Areté 2025 - o mais importante reconhecimento da literatura cri...

Cavando a própria cova

Escrito por Elaine Cruz
Cavando a própria cova

No conflito entre Israel e o grupo Hamas, após 738 dias em cativeiro, 20 reféns israelense...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

Política de Privacidade

©2025 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.