Judite Maria da Silva Alves

Professora e terapeuta familiar; casada com o Pr.Ailton José Alves (presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco); mãe de três filhos (casados), e avó de quatro netos. Apresenta diariamente, há mais de dez anos, o programa “A mulher e seus desafios” pela Rede Brasil de Comunicação. Lidera o trabalho de Círculo de Oração em todo o estado de Pernambuco e coordena as atividades sociais da IEADPE, que mantém oito Centros de Desenvolvimento Integral Vida em várias comunidades carentes na Região Metropolitana do Recife, onde são atendidas mais de 4 mil crianças.

Você tem uma mente renovada?

Estes dias estive pensando que nós, criaturas de Deus, normalmente as mulheres, buscamos ter uma saúde equilibrada, queremos sempre nos sentir bem, e, portanto, quando vamos avançando na idade, vamos nos preocupando mais para mantermos a forma, e já começamos com os suplementos vitamínicos, outras procuram médico especialista e outras, as esteticistas. Tudo isso para nos sentirmos bem.

Vale ressaltar que, quando falamos sobre o corpo e seu bem-estar, não estamos desprezando as outras partes do nosso ser. É fato que somos espírito, alma e corpo, verdade? Então, há uma ligação tremenda entre os três. Somos únicas para Deus. Mas é de bom tom lembrar que Deus nos criou assim e somos a única criação de Deus que é a imagem e semelhança dEle aqui na terra. Destarte, se quisermos viver de forma equilibrada, temos que estar bem no espírito, na alma e no corpo. O sábio teve razão ao dizer: “porque como imaginou na sua alma assim é” (Pv 23.7). 

Temos que viver em harmonia com Deus para que a nossa alma goze paz e o corpo, que é o executivo da alma, tenha equilíbrio e viva em harmonia. Uma das promessas de Deus é: “Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti, porque ele confia em ti” (Is 26.3). 

Nós, que confiamos no Senhor, não estamos isentas de passar por vicissitudes, mas se a mente está firme em Deus, experimentamos a vontade dEle, que é boa, perfeita e agradável. Assim, em vez de nos afundarmos diante dos problemas, damos o voo da águia, porque o próprio Deus nos vê com a confiança inabalável, incansável, como declarou o profeta Isaías: “… os que esperam no Senhor subirão com asas como de águias, correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão” (Is 40.31).

Certa vez, o salmista Davi se expressou assim: “Elevo os olhos para os montes, de onde vem meu socorro?”. Ele quis dizer, nas entrelinhas, que parecia não haver saída. No entanto, ele se lembrou dos feitos do Senhor e de sua capacidade de agir, pelo fato de que ele mesmo já tinha experiências com Deus. 

Então, ao lembrar do Deus que criou os montes, o mar e os céus, Davi exclama: “O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra”. E tem mais, Ele não vai deixar meu pé vacilar. Estou firmada na rocha dos séculos. Acho linda a expressão de Isaías: “Confiai no Senhor perpetuamente”, que quer dizer, confiai no Senhor em todo tempo, sempre, porque o Senhor Deus é uma Rocha eterna (Is 26.3). 

Mas como podemos ter esse tipo de confiança? Como ter uma mente renovada?

1 – Tenha confiança em Deus (Hb 10. 35-36).
2 – Suas emoções, pensamentos e sua vontade devem estar submissos à palavra de Deus, que é o parâmetro ou o referencial para nossa regra de vida.
3 – Nunca permita que mágoas, raiz de amargura, ressentimento e pensamentos destrutivos se alojem em sua alma (Sl 19.14).
4 – Busque viver uma vida equilibrada, procure relaxar, dormir bem (Sl 4.5-8).
5 - Exercite-se, no físico, na alma e no espírito (1 Ts 5.25).
6 – Busque ser piedosa (1 Tm 4.7).
7 - A cada dia procure se refugiar em Deus, e busque palavras brandas para tratar seus pares (Pv 15.1).

Enfim, a cada dia faça uma autoanálise de como foi seu dia, anote onde você acertou e onde você errou e faça uma oração. Deus lhe ajudará a estar cada dia renovada nEle. 

Pelo fato de vivermos em um mundo turbulento e sem paz, nós, como cristãs, temos que fazer a diferença.

Vamos nos renovar? Aceite o desafio. Deus conta com você!

Meu abraço no seu coração.

 Judite Alves

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Você tem uma mente renovada?

Escrito por Judite Alves
Você tem uma mente renovada?

Estes dias estive pensando que nós, criaturas de Deus, normalmente as mulheres, buscamos t...

Há alívio para sua dor

Escrito por Judite Alves
Há alívio para sua dor

Texto: Jó 9.1-12        Todos os leitores da Bíblia conhecem a históri...

Uma maneira diferente de pescar

Escrito por Judite Alves
Uma maneira diferente de pescar

Durante um aconselhamento, um jovem relatou que era uma pessoa muito difícil de entender a...

Síndrome do bezerro de ouro

Escrito por Judite Alves
Síndrome do bezerro de ouro

Nestes dias, estive pensando sobre o evento que ocorreu por ocasião da subida de Moisés pa...

Cultivemos Valores Eternos

Escrito por Judite Alves
Cultivemos Valores Eternos

Na vida, os nossos valores nos acompanham. Isso é perceptível a partir de uma opinião que...

Devemos olhar para Sara?

Escrito por Judite Alves
Devemos olhar para Sara?

Damos graças ao Senhor porque a Bíblia, quando relata as histórias de homens e mulheres de...

Confiamos a Deus nossos planos

Escrito por Judite Alves
Confiamos a Deus nossos planos

Sempre quando adentramos a um novo ano, temos uma tendência natural de fazermos proposiçõe...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2022 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.